terça-feira, 14 de abril de 2015

Vai ter peixe amanhã?

Filmado em Florianópolis e Itajaí em 2013 e 2014, tendo como pano de fundo a pesca da Tainha, o documentário de curta-metragem apresenta entrevistas com pescadores artesanais, poder público e empresários que expõem sua visão sobre sustentabilidade pesqueira.
        Em meio à polêmica criada em janeiro deste ano com o bloqueio do porto de Itajaí num movimento contrário à publicação da portaria nº 445, de 17 de dezembro de 2014, que proibiu a captura de diversas espécies, “Vai ter peixe amanhã?” procura trazer sua contribuição. Afinal, além de sua importância econômica e social, a pesca da Tainha está integrada ao modo de vida e à cultura do litoral catarinense.


“Vai ter peixe amanhã?” é uma realização do Núcleo de Cinema da E. B. M. Maria Tomázia Coelho, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção de conteúdos audiovisuais.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

KOYAANISQATSI

O filme trata de uma série de imagens como paisagens e cidades dos Estados Unidos. O filme não tem nenhum tipo de diálogo. Eu acho que o filme quis mostrar que o mundo já não é mais como antes. Muitas paisagens estão sendo destruídas por máquinas para construírem prédios ou fábricas nesse lugar. A falta de narração ou diálogo no filme pra mim quer dizer que com todas as tecnologias que foram aparecendo as pessoas deixaram de se comunicar. Muitas vezes a gente não percebe o que o mundo se tornou depois das tecnologias. Às vezes temos que ver o mundo em "câmera lenta" para perceber o que está acontecendo realmente.

Uma curiosidade: na língua Hopi, Koyaanisqatsi significa "vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de viver".

Evelyn Rodriguez

Turma:91