domingo, 27 de outubro de 2013

Ter uma vida confortável e cheia de mordomias é bem legal, mas para que você possa viver essa vida, você precisa de aparelhos eletrônicos, automóveis, tecnologia de ponta..., uma vida considerada normal!. Mas esses objetos para serem fabricados precisam de recursos que foram extraídos da natureza e muitos desses recursos não são renováveis, dentre muito desses recursos não renováveis, o mais importante é o petróleo, um recuso indispensável na fabricação de muitos objetos como roupas, automóveis, armas... tudo isso é “necessário” para nossa sobrevivência, mas como tudo na vida tem seu preço, nosso consumo desenfreado também tem suas consequências boas e ruins.

  Muitas pessoas dão suas vidas para te dar tudo que você utiliza no seu dia a dia e muitas vezes essas coisas são jogadas no lixo sem necessidade. Tudo isso para comprar outo objeto que será jogado no lixo, talvez até muito antes do que se deveria, só para você mais uma vez jogar fora para se manter na “moda”. Mas, mal sabe você que para fabricar um notebook, pessoas podem ter morrido ou pegado doenças que as prejudicarão essas pessoas para o resto das suas vidas. Muitos desses recursos também são literalmente arrancados de seus países porque o país vizinho estava precisando e, nesse processo de exploração de riquezas naturais em outros territórios, pode ter muitas mortes em guerras provocadas por países vizinhos atrás de recursos naturais, esse é o mundo em que vivemos hoje, onde o poder e o dinheiro mandam sempre!

 

Aluno: Hans Luca Barbosa - Turma 83

terça-feira, 22 de outubro de 2013


Hoje em dia a energia elétrica é usada para tudo e é essencial para o nosso dia-a-dia. Cada vez mais dependemos da eletricidade para tudo: conservar alimentos, esquentar comida, recarregar celulares e computadores, tomar banho, entre outras coisas. Mas de onde vem essa energia que usamos sem nos preocupar? ela não se forma do nada. Ela vem de usinas hidroelétricas, campos eólicos, usinas nucleares, entre outros lugares. Algo que aconteceu aqui no sul recentemente é que choveu menos durante o inverno, desativaram a usina hidroelétrica e ativaram a termoelétrica, logo o preço da luz aumentou devido aos maiores gastos com carvão. e esse carvão também não surge do vento. A mineração de carvão é bastante perigosa para a saúde, já que a chance de pegar doenças de trabalho é 9 vezes maior do que qualquer outra atividade.

Alguns dados mostram que a Turquia estava no topo do ranking mundial de acidentes graves de mineração, com 119 mortes/ton. extraída, enquanto Criciúma estava no 10º lugar, com 0,39 mortos/ton. extraída.

 

Aluno: Santiago – Turma 81.