quarta-feira, 26 de abril de 2017

Obsolescência Programada

Leia alguns textos de alunos do 8° ano sobre Obsolescência Programada.


Eu acho que a obsolescência programada é boa para economia, pois ela faz com que compremos mais, dando mais lucro para as empresas. Porém é ruim para o planeta e para nós, pois para conseguir a matéria-prima para fabricar os produtos eles acabam desmatando florestas e acabando com várias delas que são importantes para nós. Logo após extraírem a matéria-prima, eles enchem os produtos de elementos tóxicos que podem fazer mal a nossa saúde e ainda na produção destes produtos acabam espalhando fumaça tóxica pelo ar. Após todos estes danos ao meio ambiente, esses produtos são muito comprados e consumidos pelas pessoas. Alguns desses produtos, como celulares, computadores e etc, em pouco tempo de uso dão algum problema ou são substituídos por um mais novo. Assim fazendo as pessoas jogarem o antigo produto fora e causando mais lixo. Em alguns países o lixo é queimado, provocando mais poluição e destruindo nosso planeta aos poucos. Assim, a obsolescência programada é ruim para o planeta e também a nós seres humanos.


Amanda Pacheco
Turma 82


O que eu penso sobre a obsolescência programada


Eu penso que a obsolescência programada é favorável somente para o produtor e não para o consumidor, sendo assim a obsolescência programada não é uma ação boa, pois a cada dia que passa ela prejudica mais o consumidor.
Existem três tipos de obsolescência programada, a física, a tecnológica e a de estilo. As três prejudicam o consumidor, pois as três estão incluídas em um dos produtos que o consumidor mais usa hoje em dia, o celular.
Na minha opinião, a obsolescência programada foi uma ação muito inteligente da parte dos produtores porque ela não é usada apenas nos celulares, mas em outros produtos também, e eles estão lucrando bastante com ela.
Mas a obsolescência programada continua sendo prejudicial para o consumidor que está gastando cada vez mais, sem falar nos danos que ela causa à natureza para fazer mais e mais produtos.
CONCLUSÃO: A obsolescência programada é conveniente somente para o produtor e prejudicial para o consumidor e para a natureza também.
Emilly Locks  -  Turma: 82


Minha opinião sobre a obsolescência programada.


A obsolescência programada foi criada com o intuito de aumentar ainda mais a sociedade consumista a qual vivemos, porque as empresas já criam um determinado produto com certa validade, para que, em minha opinião, possa fazer com que as empresas ganhem mais, por conta de uma nova atualização ou modelo ser lançado, fazendo com que o outro determinado produto perca o seu real valor.
E a obsolescência acaba tendo dois lados, o ruim e o bom, o bom é que a empresa acaba obtendo lucro com isso e o ruim é que o comprador tem o produto e o nosso dinheiro desvalorizado.

Josiela Santana - Turma 82




Qual é a minha visão sobre obsolescência programada


Essa pergunta me pegou de jeito, eu penso que a obsolescência é uma coisa ruim, mas muito ruim mesmo. Porque ela não só afeta a sociedade em relação à economia mas também à natureza.
As empresas fabricam novos materiais  eletrônicos não duráveis propositalmente para que quando alguém comprar, ele quebre. Então a empresa lança um modelo novo para que novamente o consumidor compre e gaste mais.
Isso é muito ruim, porque, primeiro a sociedade gasta muito dinheiro e as empresas só lucram e ficam nesse círculo vicioso e faz com que apenas um lado saia ganhando.
Em minha opinião  vejo que as pessoas quando tem um celular de uso bom e necessário jogam ele fora, só pelo fato das propagandas  lançarem um novo modelo.
                                                    
E como tinha mencionado no começo, a natureza é muito prejudicada, porque para fazerem esses eletrônicos, é necessária muita matéria-prima e fico triste com isso, pois estamos prejudicando o lugar em que vivemos os animais e pessoas que compartilham esse espaço.
E o inacreditável é que alguém compra, gasta seu dinheiro e depois joga no lixo. Como resultado, dinheiro é jogado fora e muita matéria-prima retirada da natureza e o ciclo continua.
Maria Fernanda Alves Sanches Valverde - Turma 82


Obsolescência programada
Para mim, Obsolescência programada nada mais é do que o consumo abusivo de alguns produtos gerando prazer e satisfação para nós consumidores, e lucros para as empresas.
É como se tudo girasse em torno de uma roupa celular, carro, etc. da moda e deixando cada vez mais de lado coisas que funcionam ou servem , para ter e adquirir coisas “modinha” como um carro  do ano ou um celular top .
Muitas das vezes não necessitamos, mas para nos incluirmos em um certo grupo social, compramos coisas totalmente desnecessárias. Por que todos tem e eu não posso ter? Ligamos mais para o que os outros dizem do que para o que realmente nos faz bem .
Isso gera um consumo abusivo, lucro para as empresas e satisfação para nós.
Vitória Marques Alonso - Turma 82