quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aula ao ar livre.

No dia 18 de agosto, programamos uma saída de estudos no Morro das Aranhas. Saímos do colégio as 13:15, caminhamos pela praia do Santinho até as pedras e o professor Luiz (de geografia) nos propôs que achássemos  brunidores. Nós achamos e o professor explicou novamente que aquilo servia para polir as pedras. Logo após a turma subiu em um espaço de madeira em cima para observar as inscrições rupestres. Já estavam gastas e também não sabíamos identificar exatamente o que era.
  Quando começamos a subir, num ritmo lento, consegui observar várias espécies de plantas, muitas pedras e algumas nascentes. Perguntei ao professor se era normal ou só naquela ocasião, depois de chuva. Ele explicou que os morros sugam muita água durante a chuva para que possa “regar” todas as árvores, plantas e etc. E ao longo do tempo a água que fica acumulada nos morros é eliminada formando nascentes. Depois disso foi bem interessante, fomos conversando sobre vários assuntos.
Ao chegarmos ao topo fizemos o lanche. Enquanto lanchamos, o professor nos mostrou e explicou sobre a restinga, indicou nossa escola, a Lagoa do Jacaré e outras coisas que ficavam próximos de nós em nosso dia-a-dia.
 Ao começarmos nossa descida várias pessoas quase caíram, mas nada grave. Eu,minha amiga Marina Chamorro, o professor Luiz e a mãe de uma outra aluna fomos num ritmo mais lento, a ponto de em alguns pontos não ouvirmos as vozes da turma. E começamos a falar e observar que a maioria das pessoas não percebia as coisas a sua volta, as árvores a natureza e como a INTERNET interfere na vida dos jovens dessa geração. Além disso nós estávamos mais para trás vimos uma “semente” ou sei lá o que, soltou uns pelinhos, talvez fossem  espinhos que ficaram grudados na pele dela, e o professor disse que poderia ser um modo de defesa (bem massa).
 Depois descemos o resto do morro, paramos nuns baquinhos e depois fomos para a escola.

FIM =)



Maria Medeiros – turma: 61

Caminhada ao morro das Aranhas

No mês de agosto os alunos dos sextos anos fizeram uma caminhada ao topo do morro das Aranhas, nas proximidades de nossa escola. Essa atividade é parte do planejamento das disciplinas de geografia e história, ministrada pelo prof. Elói.
Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de entrar em contato com a natureza, pudemos também observar vestígios arqueológicos dos chamados povos do Sambaqui, como oficinas líticas e inscrições rupestres. Ao chegarmos no topo do morro, além da bela vista, os alunos conheceram um pouco da história geomorfológica da ilha de Santa Catarina e, em especial, da região onde a Escola está situada.



Oficina lítica no início da caminhada.

Bairros do Santinho e dos Ingleses vistos do topo.