terça-feira, 1 de agosto de 2017

Caminhada ao topo do Morro das Aranhas


Grupo: Isabela Coelho Pinheiro e Julia Beatriz Santos
Turma:62
Disciplina: Geografia
Professor: Luiz de Vasconcellos

  No dia 07 de julho de 2017 a turma 62 fez uma saída de estudos com destino ao topo do Morro das Aranhas, fomos acompanhados pelos professores Luiz/Geografia, Eloi/História e Luiza/Ciências.
 Nós vimos oficinas líticas feitas na rocha chamada diabásio, também vimos inscrições rupestres feitas pelos povos Sambaquieiros e algumas nascentes.


Inscrições rupestres



                  


Nascentes




O Morro das Aranhas é composto por diferentes tipos de rochas como por exemplo o diabásio e o granito.
Quem são os povos Sambaquieiros e como vivam?

 Os povos Sambaquieiros habitavam o litoral de Santa Catarina há mais ou menos 8 mil e 1.500 anos, eles viviam de pesca, coleta de moluscos e caça. Eles moravam perto das praias para poder conseguir o seu alimento, eles tomavam cuidado para escolher o lugar onde iam viver, escolhiam lugares elevados para ter água doce mais ainda perto de praias.

O que são Sambaquis?

 São “montes de conchas” feitos de ossos humanos e de animais, conchas e moluscos. Também usados como Monumentos Funerários. Quando os Sambaquis foram estudados foram encontrados colares de conchas, amoladores, instrumentos cortantes, restos de animais marinhos, répteis e ossadas humanas. No estado de Santa Catarina existem os maiores Sambaquis do mundo que chegam a ter centenas de metros de largura e aproximadamente 25 metros de altura, com aproximados 5.000 anos.

A vegetação


A vegetação que nós vimos na beira da praia são plantas adaptadas à água do mar e areia da praia, já a vegetação do morro é adaptada à superfícies rochosas e solos.




Vegetação no Morro das Aranhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário