segunda-feira, 7 de agosto de 2017

RELATÓRIO DO MORRO DAS ARANHAS

GRUPO: MARIA ELOISA, JULIA EMANUELLI, LARISSA, SUELLEN, KAYKE

TURMA:63

No dia 29 de junho de 2017 fomos numa caminhada de saída de estudos para o Morro das Aranhas.
No Morro das Aranhas tinha muitas coisas legais para estudarmos, foi quase a turma toda e alguns professores para ensinar algumas coisas sobre lá, vimos também nascentes, passamos por rochas com desenhos que se chamam inscrições rupestres e objetos dos povos dos Sambaquis. O morro que subimos tinha 246 metros de altitude. Os Sambaquieiros, povo autóctone que se fixou no litoral de Santa Catarina por volta de 7.000 anos atrás.
Além das inscrições rupestres, foram os responsáveis pela produção de uma vasta cultura material lítica, na qual se destacam machados, pilões, pontas de flechas e zoólitos (animais de pedra). 



Essa foto mostra as inscrições rupestres.

    Arte rupestre é a denominação para os desenhos e inscrições realizadas pelos homens da era pré-histórica de um modo geral essas gravuras estão localizadas em paredes, tetos e outras superfícies rochosas. Alguns desses desenhos datam de mais de 10 mil anos atrás.


No Morro das Aranhas encontramos pequenos riachos que pareciam cachoeiras, perguntamos para nosso professor Luiz, ele nos falou que aquele pequeno riacho fazia parte do ciclo da água. Aquela nascente se formava no topo e escorria de cima do morro pelas pedras até chegar ao mar. No caminho também encontramos sementes de trepadeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário